NOVO CCO - DE CURITIBA



O Centro de Controle Operacional (C.C.O) faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade, que deve estar implantado até o ano que vem em Curitiba. A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) já iniciou as operações do Centro de Controle Operacional do trânsito e do transporte de Curitiba.
 Este será um dos mais modernos do país no ordenamento do tráfego de veículos e pedestres em tempo real.

O centro faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) que será implantado em Curitiba e terá, até 2014, 711 câmeras e 46 painéis de trânsito espalhados pelas ruas da Capital.

Instalado na Urbs, o centro reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito que vão acompanhar o que acontece nos ônibus e nas ruas, formando um núcleo de comando online com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral. O projeto foi desenvolvido pela Urbs em parceria com o Ippuc.

O Centro Operacional reunirá numa mesma sala um núcleo de comando de operações online formado por técnicos de trânsito e de transporte, que contarão com monitores, equipamentos e softwares específicos, para o monitoramento permanente das ruas da cidade.

Com isso, um motorista do transporte coletivo, por exemplo, será avisado em tempo real quando for necessário desviar a rota, em função de obra ou acidente. Da mesma forma, ele  poderá comunicar à Central qualquer problema que venha a ocorrer em seu trajeto — como acidentes, assaltos ou vandalismo.


 O sistema permitirá o acompanhamento da localização de cada ônibus. Com isso, o usuário terá acesso à informação — nas estações tubo e terminais — do tempo previsto de chegada dos ônibus ou qualquer alteração de rota ou horário.
Com a operação da Central em breve os motoristas em geral também receberão informações através de painéis luminosos colocados em pontos estratégicos. Os primeiros painéis serão instalados nas ruas que compõem o Anel Viário, em implantação pela Prefeitura.

Além dos painéis, o Anel Viário será o primeiro trecho da cidade a contar com os chamados semáforos adaptativos — que abrem ou fecham a passagem de acordo com o movimento do tráfego, evitando que o motorista fique parado no vermelho quando não há trânsito na transversal.

SIM — O cronograma de obras de implantação do SIM, definido na licitação, é de 12 meses. Em março, o consórcio Iessa, Dataprom, Indra apresentou a única proposta na concorrência pelo menor preço.



Fonte: http://www.bemparana.com.br/

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