Ônibus à prova de engarrafamento

Primeiro trecho do corredor expresso de ônibus BRT (Bus Rapid Transit é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade)  – Transoeste estreado dia 21 de Abril. Ele ligará Santa Cruz à Barra da Tijuca, prometendo que a viagem de ponta a ponta na linha expressa seja feita em torno de 65 minutos, metade do tempo gasto atualmente.

Para que o trânsito não interfira na agilidade desse novo meio de transporte, será implantados semáforos inteligentes que irão abrir de acordo com que o ônibus se aproxime do mesmo.

Prioridade seletiva - DATAPROM
 
A tecnologia cruza dados de um tag— dispositivo eletrônico instalado nos ônibus BRTs — que informa o nível de prioridade do veículo, outro equipamento instalado nos semáforos identifica a prioridade e altera a programação semafórica, priorizando a passagem do ônibus pelos cruzamentos semafóricos.

Sistema Adaptativo em tempo real com laço  virtual

Outra tecnologia fundamental para dar agilidade ao transito será o sistema que altera a programação dos semáforos de acordo com o fluxo de veículos. Uma câmera especial colocada em cima dos semáforos irá detectar o fluxo de veí-culos na via e em conjunto com um poderoso software de gestão de Transito (ANTARES) irá alterar a programação dos semáforos aumentando a fluidez do transito.

O Projeto
O Corredor BRT +Transoeste faz parte dos preparativos do RIO DE JANEIRO para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, em torno de 110 mil pessoas utilizará o serviço  diariamente.

Fontes consultadas: 
Jornal o dia - Online
Colaboradores: Marcos Assis e Estefano Schiminski

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