Sistema de Bilhetagem da Dataprom fará leitura facial do usuário de Araucária

A Prefeitura de Araucária vai trocar o sistema de bilhetagem eletrônica utilizado no sistema de transporte integrado (Triar) por aparelhos com tecnologia de biometria facial. Na prática, o novo sistema vai poder detectar casos de fraude na utilização do cartão de isentos. O investimento dará total controle sobre os cartões isentos. Os contratos foram assinados na última semana em encontro que reuniu o prefeito Olizandro Ferreira, representantes da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) e de empresas de ônibus que operam as linhas do Triar.
O prefeito Olizandro afirma que é preciso que Araucária tenha um controle maior da utilização desses cartões de isentos para evitar fraudes. Segundo ele, hoje há em torno de 16 mil pessoas beneficiadas com isenções no município (entre estudantes, aposentados, portadores de algumas doenças específicas entre outros). Olizandro destacou ainda que o mais importante benefício desse novo sistema é a economia que deve gerar aos cofres públicos.
O presidente da CMTC, Sandro Martins, lembra que o cartão só pode ser utilizado pela pessoa cadastrada e que a utilização por terceiros se caracteriza em crime. Sandro explica que o novo sistema fará o registro facial da pessoa cada vez que o cartão for utilizado e comparará com o registro no banco de dados da empresa Dataprom. Constatado o mau uso, a informação sobre a fraude é repassada para a CMTC - Araucária. Ele estima que o custo mensal do município com isenções e subsídios deve cair dos cerca de R$ 360 mil para aproximadamente R$ 160 mil e que a ocorrência de fraudes deve cair a quase zero.
Para não comprometer a circulação dos demais usuários do transporte coletivo, as catracas não bloquearão o acesso de quem fizer mau uso do cartão de isento. O cartão utilizado indevidamente será bloqueado logo após a Dataprom repassar a informação à central de controle. O titular do cartão perderá o benefício e responderá criminalmente junto ao Fórum Criminal competente.

Rastreamento 

Outra vantagem do novo sistema é a possibilidade de rastrear em tempo real os ônibus da frota e saber se todos cumprem o itinerário previsto. Araucária será o primeiro município do Paraná e o terceiro do Brasil a contar com esse sistema. Para o usuário, será possível saber quanto tempo o ônibus levará para chegar até o ponto onde ele se encontra e prever a duração do trajeto que fará graças a um aplicativo para celulares com acesso à internet. O prazo para a implantação do novo sistema é de 180 dias.
Fonte: Ascom/Araucária

0 comentários:

Postar um comentário

 
DATAPROM - DATAINFO © 2012 | Designed by Humberto Mingoranze, in collaboration with HM MARKETING , Forum and Business Solutions